Algumas lesões da cartilagem e do menisco, são tão grandes que necessitam de substituição da área lesionada. Nestes casos, há a possibilidade da realização de transplante. Lesões concomitantes de vários ligamentos, defeitos ósseos profundos e lesões graves de tendões também podem precisar de enxertos provenientes de doadores.
Os tecidos musculoesqueléticos destinados ao transplante são retirados de doadores e estocados num banco de tecidos. Passam por uma série de processos de descontaminação e exames para detecção de germes e, só após a confirmação dos resultados desses testes, são liberados para uso nas cirurgias.
O transplante osteocondral é o procedimento onde se substitui um pedaço machucado da cartilagem e do osso adjacente por outro retirado da mesma região de um doador. No caso do menisco, esta estrutura é inteiramente transplantada, normalmente presa a um bloco ósseo para encaixe e fixação na articulação.


No Brasil, qualquer transplante só pode ser realizado por equipes inscritas no Sistema Nacional de Transplantes e em hospitais credenciados especificamente para tal procedimento.
São cirurgias complexas, mas com bons resultados quando bem indicadas.
Quer saber mais? Clique no banner!
