PROTESE DE JOELHO

A artroplastia é a cirurgia onde se substitui a articulação acometida pela artrose grave por uma prótese, ou seja, uma “junta artificial”.

O objetivo é devolver qualidade de vida ao paciente, proporcionando atividades do dia a dia sem dor. Em alguns casos, inclusive, há a possibilidade de realizar atividades físicas e esportivas com moderação.

Apesar de ser uma cirurgia de alta complexidade, apresenta alto índice de bons resultados com durabilidade média de 10 a 20 anos, segundo a literatura mundial.

A artroplastia pode ser total, quando toda a articulação é substituída, ou parcial, quando parte dela recebe a prótese. No caso do joelho, a artroplastia parcial é chamada de unicompartimental, pois apenas um compartimento está degenerado e é substituído.

A prótese está indicada em casos de artrose grave, onde já não haja possibilidade de tratamento por outros métodos que preservem a articulação.

Existem diferentes tipos de próteses e cada uma delas tem suas indicações específicas baseadas no grau da doença, instabilidade, defeito ósseo, deformidade, rigidez articular, entre outras. É fundamental a avaliação por um especialista para o planejamento adequado!

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe