A dor no joelho é um sintoma muito comum, tanto em idosos, quanto em jovens esportistas. Apesar de desagradável, não necessariamente indica um problema grave.
Existem várias causas de dor no joelho. Nesse post, você vai saber as principais.
Artrose
Trata-se de um desgaste da cartilagem, ligamentos, tendões, ossos e outros tecidos ao redor da articulação. As áreas mais afetadas são as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna.
O sinal mais comum apresentado pelos pacientes é a dor ao tentar realizar movimentos, mas também podem ocorrer inchaço e rigidez dos membros com dificuldade de mobilização.
A artrose pode ser primária, quando não possui uma causa conhecida, ou secundária aos traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, deformidades, doenças metabólicas e endócrinas. Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora do quadro, como a obesidade. .
Tendinite
Trata-se de uma inflamação do tendão causada pelo excesso de movimentos repetitivos das articulações.
No joelho, a mais comum é a tendinite patelar causando dor na parte da frente que piora ao subir e descer escadas, levantar-se de uma cadeira, agachar-se e realizar atividades com saltos. Inclusive, é também chamada de joelho do saltador por ser comum em esportes com saltos repetidos, como vôlei e basquete.
Outros tendões também podem ser afetados como a pata de ganso, estrutura composta por 3 tendões na parte interna (medial) do joelho e bastante relacionada à artrose e lesões do menisco interno (medial).
As causas da tendinite estão associadas aos fatores de risco, sendo eles a falta de alongamento, maus hábitos posturais, excesso de movimentos repetitivos, e prática inadequada de atividades físicas.
Lesões dos meniscos
O menisco é uma estrutura de fibrocartilagem que se encontra no meio da articulação do joelho, entre as cartilagens do fêmur (osso da coxa) e da tíbia (osso da perna). Sua principal função é distribuir a carga que por ali passa, diminuindo o desgaste das cartilagens, mas também ajuda na estabilidade, na absorção de impacto e outras atribuições importantes para o bom funcionamento do joelho.
As lesões do menisco podem ocorrer por trauma, mais comum em jovens, ou por desidratação e degeneração que acontecem com o avançar da idade.
Normalmente causam dor às atividades de impacto ou que exijam apoio prolongado sobre o membro afetado, mas, eventualmente, também podem causar dor em repouso. Outros sintomas possíveis são derrame articular (líquido na articulação), restrição de movimento e até travamento do joelho.
Lesões da cartilagem
A cartilagem é um tecido que recobre a extremidade dos ossos na articulação.
Um dos seus principais componentes é a água e, com o passar do tempo (idade), é normal que haja uma desidratação da cartilagem ocasionando fragilidade e degeneração do tecido.
Além dessas lesões, chamadas degenerativas, a cartilagem pode sofrer lesão por trauma no joelho, como entorse (torção), por exemplo.
Os principais sintomas dessas lesões, também chamadas de lesões condrais, são dor, inchaço, derrame articular (aumento de líquido na articulação), diminuição do arco de movimento e, eventualmente, travamento da articulação. Dependendo do local da lesão, o apoio de peso e/ou a movimentação forçada podem piorar a dor
Gota
Trata-se de uma inflamação nas articulações que tem origem no aumento das taxas de ácido úrico no sangue. Os sintomas costumam ser bem variados, pois um paciente pode apresentar crises de artrite ou dor no joelho e outro pode ter alguma alteração nas funções renais.
A gota é caracterizada pelo depósito de cristais na articulação que agem destruindo a cartilagem e levando à artrose com o passar do tempo.
Cistos
Os cistos se formam pelo acúmulo de líquido sinovial na articulação. Esse líquido escapa por algum local mais fraco do tecido que encapa o joelho (cápsula) e forma o cisto. O local mais comum é atrás do joelho, na região poplítea, por isso chamado cisto poplíteo. Mas pode se formar em outros locais como ao redor dos meniscos (cisto parameniscal).
Normalmente, existe uma causa para o aumento de líquido na articulação que leva à formação do cisto, sendo este uma consequência de um problema maior como artrose, lesão dos meniscos ou da cartilagem, por exemplo. Portanto, o tratamento da causa básica é fundamental.
Algumas vezes pode haver uma ruptura do cisto, com extravasamento do conteúdo provocando dor aguda e perda de mobilidade. Quando isso ocorre com o cisto poplíteo, esse extravasamento pode ocorrer para a panturrilha e causar um quadro que se confunde com trombose venosa.
Agora você já conhece as principais causas de dor no joelho! Ao perceber os primeiro sintomas, procure um profissional para ser orientado, diagnosticado e tratado.
Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre ortopedia.